Manter o sofá de casa limpo é difícil, não é mesmo? É o gato que sobe na almofada, a criançada que derruba comida, a visita que derrama bebida. Para deixar seu móvel sempre limpinho e com cara de novo, separamos algumas dicas de limpeza para cada tipo de estofado.

1. Couro: se seu estofado for de couro ou sintético, é ideal que a manutenção seja feita apenas com um pano umedecido, para manter a característica e o brilho. Para tirar mancha de caneta ou canetinha, passe um pouco de álcool em um pano de algodão limpo e esfregue suavemente sobre a área danificada, tomando o cuidado de não espalhar a mancha. Seque o sofá com papel-toalha ou um pano limpo, com cuidado para não esfregar a área. Repita a operação até que a mancha desapareça.

2. Tecido: para tirar manchas em estofados de tecido, o ideal é que a peça seja limpa o mais rápido possível, antes que o que provocou a mancha seque. Você pode utilizar produtos específicos para limpeza de estofados, é claro. Contudo existem métodos que utilizam produtos que você tem em casa que são tão ou mais eficientes. Veja como fazê-lo, de acordo com o tipo de mancha.

3. Gordura: misture 1 copo de água morna com 5 colheres (sopa) de detergente neutro até formar uma espuma. Passe essa espuma sobre a mancha com o auxílio de uma esponja ou escova de dentes e deixe agir por 15 minutos. Depois, retire o excesso com pano seco e deixe secar.

4. Chocolate: retire o resto de chocolate com uma colher, cuidando para não esfregar. Depois, passe um pano umedecido em uma solução de água quente e um pouco de detergente neutro por cima da mancha. Em seguida, passe um pano úmido sem detergente e seque a área com um pano seco pressionando o tecido. Caso ainda assim não saia completamente, você pode utilizar a técnica para tirar as marcas de gordura.

5. Vinho: retire o excesso de líquido com papel toalha, guardanapo ou papel higiênico para absorver o máximo que puder. Depois, coloque sobre a mancha um pouco de água com gás para trazer para fora o que já tiver sido absorvido, e retire novamente o excesso com papel absorvente.

6. Café: passe gelo sobre toda a mancha, que irá, aos poucos, desaparecendo. No final, seque com um pano de algodão. A técnica para tirar manchas de vinho também pode ser uma opção para manchas de café já secas. Essa dica também serve para tirar manchas de refrigerante.

7. Caneta: pegue uma esponja, umedeça-a e coloque algumas gotas de detergente na parte macia da esponja, cuidando para não fazer espuma. Esfregue a esponja levemente sobre a área riscada. Em seguida, passe um pano úmido para remover o sabão e espere secar. Você também pode usar um pano molhado com demaquilante (removedor de maquiagem) ou um cotonete embebido em álcool ou vinagre sobre o risco.

Feito um dos procedimentos acima, deixe o estofado secando em um local arejado, não expondo o móvel diretamente ao sol.

E para deixar a sua sala ainda mais com aquela sensação de conforto, use os Odorizantes Coala em Spray. Escolha entre Toque de Carinho, Bambu, Lavanda e Citronela.

Gostou de nossas dicas? Então, compartilhe com seus amigos, deixe sua opinião e sugestões!

Edição: Loyce Policastro/Netshare Marketing Criativo
Foto: Reprodução/Internet