Limpar o box do banheiro não é coisa de outro mundo, como várias outras tarefas do cotidiano. Com muita disposição e com as dicas, a seguir, você vai ver como deixar o seu banheiro limpo e praticamente novinho. São pequenos detalhes que vão fazer a diferença e tornar o processo de limpeza bem simples e rápido.

Confira 8 passos que te ajudarão a caprichar na limpeza do box do banheiro. Separe os produtos necessários e coloque a mão na massa. O resultado será um ambiente cheiroso, limpo e pronto para mais uma semana de uso. As dicas foram publicadas originalmente no site Tua Casa, redação assinada por Alexandre Poletto.

1. Separe os materiais certos para a limpeza

Toalhas e produtos sobre a mesa

Antes de ir limpar o box do banheiro é preciso separar todos os materiais que você vai precisar para o processo de limpeza, inclusive na parte final da higienização (Coala, né? :D). A primeira dica é escolher um pano mais macio –
cuidado com alguns tecidos que podem arranhar o vidro ou até mesmo outro material, como o acrílico.

Não se preocupe em comprar muitos produtos. Na hora de limpar o box de vidro do banheiro você vai precisar, basicamente, de detergente neutro e um ou outro item. Na lista você pode incluir o vinagre, bicarbonato de sódio e a água sanitária, por exemplo.

Vale lembrar: cuidado para não usar produtos abrasivos, que são aquelas substâncias que removem a sujeira de forma mais intensa, modificando a superfície do material.

2. Vinagre é ótimo para limpar vidro

O vinagre é uma substância chave na limpeza da casa. No caso do box de vidro, o indicado é misturar a substância com um pouco de água morna e passar logo após a limpeza com o detergente. Isso vai ajudar a remover qualquer cheiro que ainda tenha ficado.

3. O segredo do bicarbonato de sódio

Na hora de limpar o box do banheiro você pode também usar o bicarbonato de sódio. O ideal é fazer uma misturinha com outros ingredientes e deixar no jeito. Coloque em um recipiente 1 colher de álcool, 1 colher cheia de bicarbonato de sódio, 1 xícara de vinagre e 1 xícara de água morna.

Depois de misturar tudo, aplique o produto no box, independentemente do tipo de material dele. Essa solução vai ajudar a remover aquelas sujeiras que grudam, uma espécie de gordura. Ah, e ela serve também para remover mofo.

4. Fazendo a limpeza corretamente

Limpando vidro com esponja

Para limpeza do box com sujeiras, como gorduras de shampoo e condicionador, por exemplo, pode-se utilizar uma bucha macia com detergente neutro e água quente. Utilize a parte macia da bucha para fazer a esfregação por fora e por dentro.

5. Utilize materiais de proteção para realizar a limpeza

Mexendo ou não com produtos químicos para realizar a limpeza do box do banheiro, o ideal é ter luva e touca para fazer o procedimento de higienização. Tenha também uma bucha única para esta função e um borrifador para aplicar a solução que indicamos acima., para facilitar.

6. Removendo o mofo

Não esqueça de também remover o mofo ao limpar o box do banheiro. Nos trilhos, por exemplo, ou mesmo na junção do piso com o box, pode haver algumas manchas pretas, o mofo. Para remover essa camada você pode usar a receita com bicarbonato ou pode ainda aplicar uma solução com água sanitária e um pouco de água. Espere 30 segundos, em média, e passe a bucha para remover o limo.

7. Seque o box

Secando o box com flanela

A secagem do box é viável, sim. Muita gente evita, outros especialistas não recomendam, mas é fato que o maior cuidado para fazer esse processo é a escolha do pano certo. Não é qualquer tecido que deve ser passado no vidro, até porque o pano errado pode ocasionar alguns riscos. O ideal é que o tecido seja macio, próprio para limpeza. Esse passo é fundamental para a dica seguinte, que vai deixar o seu box sem manchas.

8. Lustra móveis no box de vidro

Aqui está outro truque genial e que dá muito certo. Toda vez que alguém toma banho, as gotículas ficam marcadas no vidro, não é? Acabe com isso já. Logo após ao processo de limpeza e secagem, pegue um outro pano úmido e coloque algumas gotas de lustra móveis. Esfregue o produto no próprio pano para não encharcar o vidro em um lugar só. Depois, ao aplicar o produto diretamente no box, espalhe bem até ficar uniforme e sem qualquer mancha.

Para manter as gotículas longe, evite passar a mão no box de vidro. Durante o banho, caso faça isso, certamente o lustra móveis será removido e as manchas retornarão. Do contrário, o banho acaba e nenhuma gota marcará o vidro.

Dica Coala: banheiro supercheiroso!

O lançamento Spray de Eucalipto tem a fragrância perfeita para finalizar a limpeza. Depois de caprichar na faxina do box com as dicas acima e fazer a manutenção do cômodo, borrife o produto e sinta o prazer do cheirinho de Coala.

Sem segredos, seu banheiro pode ficar novinho e totalmente limpo. Higienização como essa pode durar cerca de até 15 dias, dependendo da frequência de uso.

Consultoria do texto original: Paula Roberta da Silva, gerente da Dona Resolve / Edição e adaptação: Loyce Policastro - Netshare Marketing Criativo.