Alimentos não higienizados corretamente podem causar problemas como intoxicação alimentar e diarreia. Especialistas alertam que só a lavagem com água corrente não é o suficiente para eliminar toda a sujeira.

“A água ajudará a eliminar somente a sujeira mais superficial e externa. Esses alimentos são cultivados em um ambiente não estéril, podendo ter contato com bactérias e fungos”, alerta a nutricionista Daniela Lasman, especializada em Nutrição Humana Aplicada à Prática Clínica pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição.

O infectologista Artur Timerman, mestre em infectologia pela USP e consultor de limpeza da Condor complementa: "A água corrente, nesse caso, apenas ajuda a soltar a terra e os insetos que ficam presos, principalmente nas folhas verdes".

Como higienizar

Para tornar o trabalho mais fácil e seguro, a Coala lançou o Utilis, um poderoso desinfetante para frutas, verduras e legumes. O produto faz a correta higienização dos alimentos e tem eficácia comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A correta higienização com Utilis pode reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, causadores de diarreia, hepatite A, cólera ou rotavírus”, explica a nutricionista.

O uso é bem simples: basta diluir 10 ml para cada 1 litro de água e deixar os alimentos na solução por, pelo menos, 10 minutos. Em seguida, enxágue bem, novamente em água corrente, e pronto!

“As duas primeiras etapas do processo de higienização – seleção e lavagem manual dos alimentos – são etapas fundamentais para a eliminação de larvas, insetos ou parasitas”, reforça o infectologista.

A segunda etapa pede Utilis, para que as ceias sejam saudáveis e não causem problemas desagradáveis. “A etapa de desinfecção – aplicação do Utilis – é aquela em que as bactérias e outros micro-organismos presentes nesses alimentos são reduzidos a um número aceitável para que a nossa saúde não esteja em risco”.

Utilis, um poderoso desinfetante para frutas, verduras e legumes (Foto: Divulgação)

Cuidados simples fazem a diferença

  1. Ao escolher os alimentos para a ceia, a dica é optar pelas opções da estação. Por ser da safra, terão menos contaminação por agrotóxicos, além de apresentar qualidade melhor e menor custo, em geral;
  2. Deixe os alimentos, pelo menos, 1 hora na geladeira, preferencialmente dentro de um saquinho plástico antes do preparo final para a ceia. A temperatura do alimento vai diminuir e ele não absorverá micro-organismos na hora da higienização;
  3. Frutas, legumes e demais vegetais usados para o preparo de sucos e vitaminas também precisam ser higienizados com Utilis. Ao cortar as frutas com cascas não-higienizadas, por exemplo, toda a contaminação presente na superfície do alimento é lavada pela faca ao interior do alimento;
  4. Na mesa da ceia, já com os alimentos prontos e/ou expostos, procure recobri-los com um tecido, que impedirá o acesso de insetos.


    O desinfetante de frutas, verduras e legumes Utilis, da Coala, está nos principais supermercados e hipermercados de todo o Brasil.

Texto: Loyce Policastro – Netshare Marketing Criativo / Consultoria: Fernanda Sene, assessora pela Porta-Voz