Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e estudos e se deparar com nosso querido sofá, com certeza, é uma das melhores sensações que temos em nosso dia a dia, certo? Além de ser uma peça decorativa e muito importante em nossos lares, o sofá também é o móvel queridinho pelo conforto e os momentos de relaxamento que nos oferece.

Cuidados diários e a limpeza periódica são essenciais. Então, se você está se perguntando como limpar o sofá de maneira correta, não se preocupe. Confira a matéria publicada originalmente no portal Tua Casa, que bateu um papo com a especialista Paula Roberta da Silva, que deu dicas espertas para uma limpeza completa e a melhor conservação desse móvel que já se tornou nosso melhor amigo!

A limpeza no dia a dia que faz a diferença

Se você tem a mania de comer ou beber sempre sentada no sofá, melhor repensar essa atividade. Por mais confortável e relaxante que possa ser, manchas e sujeiras inesperadas podem acontecer com frequência. Segundo a especialista Paula Roberta, a manutenção no dia a dia é importante. “É recomendável realizar a limpeza semanalmente para manter o sofá sempre limpo e cuidado. No caso de limpezas pesadas, recomenda-se realizá-las no intervalo de um ano e, se possível, contratar uma empresa especializada”, explica.

Dica 1: lenços umedecidos são úteis para vários tipos de limpezas em uma residência, bem como para limpeza do sofá;
Dica 2: suportes nos braços do móvel ajudam a manter o sofá limpo e novo por mais tempo.

Cuidado com o pó: você não vê, mas ele está por lá!

As partículas de poeira estão sempre presentes no ar. Mesmo que você não possa enxergá-las, elas podem impregnar nos estofados, afetando a higiene dos sofás. Na maioria das vezes, é indicada a utilização de um aspirador de pó para limpeza de manutenção. Então, inclua essa atividade na rotina da faxina.

Para cada tipo de tecido, uma limpeza imediata!

A especialista explica também que não existe um tecido mais fácil ou mais difícil de limpar. Na verdade, o real desafio é o tipo de sujeira de seu sofá. Para uma limpeza imediata, deve-se sempre respeitar o que está especificado na etiqueta de cada peça, mas ela dá dicas espertas para cada tipo de tecido:

– Tecido, linho e veludo: em um pano limpo, umedeça com a mistura de um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Depois, basta passar no sofá. Deixe secar naturalmente.

– Couro ou courino: utilize um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro. Para conservá-lo, aplique silicone líquido com a ajuda de uma flanela. Repita o processo a cada três meses para hidratar a peça.

Paula ainda explica que existem várias opções de couro e eles são muito delicados. Por isso, se a pessoa não estiver atenta, a utilização de qualquer produto poderá danificar e manchar a peça. “Orientamos, neste caso, que o serviço seja realizado por uma empresa especializada que fará a limpeza e a hidratação do couro com cuidado, qualidade e segurança. Para a limpeza do dia a dia, utilize um espanador para retirar o pó e não riscar o couro. Já em caso de limpeza imediata, a dica é sempre a mesma: verifique na etiqueta do sofá quais produtos são indicados”, explica.

– Camurça: “a limpeza deste tipo de tecido requer muito cuidado”, comenta Paula. Neste caso, utilize um pano levemente umedecido em água e, dependendo do nível de sujeira do móvel, acrescente detergente neutro.

– Suede, chenille ou jacquard: para esse tipo, pode-se utilizar detergente neutro e escova de cerdas macias. Este processo basta para uma limpeza diária.

Como se livrar das terríveis manchas

Caso ocorra algum acidente no sofá com alimentos ou líquidos, a orientação é para que a limpeza seja feita imediatamente. Muitos líquidos podem manchar o tecido e a retirada total das manchas ficará mais difícil. Para sujeiras mais leves e imediatas, separe um litro de água para meio copo de vinagre branco (não utilize vinagre de outra cor, pois poderá manchar o tecido), duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e detergente neutro.

Coloque a mistura em um borrifador e aplique diretamente na mancha. Utilize uma escova macia para auxiliar na esfregação, realizando-a no sentido horário e anti-horário para não espalhar ainda mais a mancha. Depois, retire o excesso com um pano úmido e seque o tecido com um pano seco e limpo. Caso a mancha persista, procure uma empresa especializada.

Misturas caseiras: fazer ou não fazer?

É sempre importante estar alerta com as receitas caseiras que encontramos na internet. “Não é recomendável a utilização de produtos que contenham cloro e a realização de limpezas com sabão em pó. Na dúvida, opte pelo detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados. E, claro, verifique sempre a etiqueta antes de iniciar qualquer limpeza em seu estofado”, comenta a especialista.

Limpeza a seco para sofás

Existem empresas que realizam limpezas de estofados a seco, retirando sujeira e manchas indesejáveis. Com isso, essas empresas contam com equipamentos adequados para uma lavagem completa e pesada do estofado, em todos os tipos de tecidos (exceto sintéticos) que não podem ser lavados.

Porém, se a ideia é realizar uma limpeza rápida e prática para o dia a dia, verifique sempre a etiqueta com as recomendações e vá em frente com a receitinha: salpique bicarbonato de sódio sobre o sofá e deixe agir por 30 minutos. Além de auxiliar na limpeza, também ajuda na eliminação de odores. Depois, retire o pó com a ajuda do aspirador de pó.

Impermeabilização dos estofados

A impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um móvel, evitando a penetração de alguns líquidos, sujeiras e poeiras.

Mas, segundo a especialista, é preciso estar alerta. “É preciso estar muito atento ao contratar esse tipo de serviço, pois no mercado existem produtos inflamáveis e não inflamáveis. O Brasil já registrou diversos casos de acidentes, como queimaduras e incêndio em apartamentos, durante processos de impermeabilização”, comenta.

Portanto, ao contratar esse serviço, verifique se a empresa utiliza produtos não inflamáveis, porque eles evitam acidentes, ajudam na absorção de líquidos e tratam os fios do tecido, aumentando a vida útil do estofado.

Essa técnica é muito útil para manter o sofá limpo e novo por mais tempo, principalmente para quem tem crianças e animais em casa.

Com todas essas dicas, ficou fácil saber como limpar sofá e manter a limpeza e o aspecto de novo dos estofados. Você pode finalizar todos esses procedimentos com Spray Coala. Na distância mínima de 15 cm, dê algumas borrifadinhas da sua fragrância preferida. Vamos nessa?

Consultoria do texto original: Paula Roberta da Silva, gerente da Dona Resolve / Edição e adaptação: Loyce Policastro - Netshare Marketing Criativo.