Quando terminamos de limpar qualquer cômodo de nossa casa, lavar ou passar nossas roupas, a lavanderia ou área de serviço está sempre suja e desarrumada. Por mais que tentemos evitar isso, é difícil, pois usamos muitos objetos e produtos de limpeza que ficam armazenados nesta parte da casa e, além disso, é nesse ambiente que preparamos as soluções de água e produtos que irão limpar os outros espaços.

Outro hábito que contribui para a desorganização da lavanderia é que, após arrumar a residência inteira, ela sempre fica para depois. É por tudo isso que você deve se programar para, ao menos uma vez por mês, fazer uma faxina neste ambiente.

Se a sua lavanderia ou área de serviço tem um armário, comece a limpeza mensal por aí. Tire as coisas de dentro e vá limpando, colocando-as de volta à medida que cada compartimento for ficando limpo para que sejam guardadas de volta no mesmo lugar.

Aproveite esse momento para verificar os materiais que estão acabando e colocar na lista de compras para sua próxima ida ao supermercado. Verifique também as condições de suas vassouras, rodos, espanadores e panos de limpeza para saber o que precisa ser limpo ou substituído.

Os panos de limpeza, por exemplo, devem estar sempre limpos e nunca encardidos. Coloque-os de molho em água, sabão e cloro e depois esfregue com sabão. Ficarão brancos e limpinhos.

O tanque é um dos principais objetos da lavanderia. Quase tudo passa por ele, mesmo que você utilize sua máquina de lavar roupas. Ele deve estar sempre muito limpo porque recebe suas roupas íntimas, de cama e mesa e também panos de limpeza. Na faxina, lave-o com detergente e cloro para tirar todos os resíduos acumulados durante o mês. Tenha certeza de que enxaguou muito bem e seque com um pano limpo.

COMO LIMPAR A MÁQUINA DE LAVAR

Tirar pó, varrer e passar um pano no chão, todo mundo sabe fazer. Mas, muitas dúvidas surgem quando chega a hora de limpar outros itens da casa que são mais complicados, como a máquina de lavar.

Parte interna: deve ser limpa uma vez por mês, pelo menos. Basta colocar meio litro de alvejante diretamente no cesto (tambor); escolher a opção lavagem rápida, nível de água alto e enxágue extra; e deixar o programa completar o ciclo.

Dispenser: remova o dispenser, esfregue-o com uma escova e lave-o com água quente. Ao colocá-lo novamente no lugar, faça um ciclo de enxágue sem carga.

Painel de controle: a limpeza deve ser feita somente com um pano macio e seco.

Parte externa: limpe com pano macio e úmido com água morna e sabão neutro.

Para dar aquele toque final, dilua uma tampa de 10ml de Aromatizante de Ambientes Coala de sua preferência em 2 litros de água e aplique com um pano umedecido dessa mistura nas paredes que forem revestidas por azulejos e por todo o piso.

Coloque também algumas gotinhas do Aromatizante Coala diretamente no ralo para evitar mau cheiro e também para que o perfume se prolongue por mais tempo.

Fonte: Bbel Uol - Eletrolux /Edição: Loyce Policastro - Netshare Marketing Criativo
Foto: Reprodução/Internet